11.3.05

testemunho a quanto obrigas...

A ideia é começar logo nos primeiros meses a mostrar-lhe o mundo e a incutir na sua educação que também ele tem um papel a desemprenhar. Definido o objectivo o passo seguinte é definir a estratégia. Bom, aqui também me pareceu fácil: o testemunho! Conheci, um dia, uma professora da Faculdade de Ciências de Educação que me disse: "antes de mais as crianças têm de acreditar nos adultos". Lancei-me então à tarefa de definir pontos que considero essenciais. Um deles foi, sem qualquer dúvida, a reciclagem. Teoricamente uma tarefa fácil e de grande significado: com um simples gesto podemos ajudar a minimizar o impacto dos resíduos sólidos no ambiente.
Com o entusiasmo de "mãe de primeiro filho" decidi: a partir de agora, cá em casa, existem três sacos para o lixo. Resultado: drama na cozinha!!!!! Não é difícil imaginar o que são três sacos do lixo numa cozinha de um apartamento de arredores de Lisboa. Enfim, decidi que não ia desistir porque estas coisas são muito importante e afinal nós somos o testemunho e hoje é dificil exactamente porque não estamos habituados e que em muitas outras casas e em muitos outros países isto não é mais do que um gesto rotineiro. A verdade é que os três sacos depressa começaram a ser pequenos. "Tenho de comprar um caixote próprio para estas coisas. Mas por que 'raio' nunca me lembro disso quando estou no supermercado."
Nunca ninguém pensa no lixo que produz até ao momento em que decide separá-lo. E depois tem outra coisa e esta revolta-me ainda mais! Volta e meia lá vou eu com os saquinhos na mão e um sorriso de "missão cumprida", em direcção aos contentores tricolores... odeio e é mesmo a palavra certa, odeio, quando eles estão cheios e isso acontece mais vezes do que seria normal e desejavel para o sucesso desta operação. O que faço eu com estes sacos?? Volto para casa com eles? deixo aqui no chão à espera que se espalhem pelas ruas ou que venham os cães e, então, sejam eles os primeiros a verificar o interior dos ditos? Eu odeio (e mais uma vez é a palvara certa) quando não nos levam a sério. E é isso que sinto quando chego e vejo os contentores de reciclagem a transbordar! Mas não vou desistir... porque estou decidida a tudo fazer para alcançar o objectivo.

Sem comentários:

Blog Archive