28.7.05

palavras

(a ordem das descrições nem sempre é cronológica)

Primeiro veio a "mã-mã-mã" e era a mãe, o pai, as avós e o avô, as tias verdaderias e as da escolinha. Depois percebeu que era gente a mais e que assim não dava. Treinou, treinou e consegiu: "Pá". Assim ficou para o pai e para a mãe. Os outros... paciência! Tanto andou até que surgiu o "pá" e o "mã". Às vezes o "pá" era a mãe e a "mã" era o pai. Aos poucos foi acertando até que, finalmente, apareceu o "pai" e a "mãe", cada um para a pessoa certa!
Mas as palavras são tantas e ouve-as e quer repeti-las. Primeiro os sons e, então, que lindo fica o "piu-piu" na sua boca. Tão lindo como o "có-có-có", das galinhas e o "au-au-au" do cão. Mas há também as necessidades e essas é urgente aprender a dizê-las: "papa" e "áuuua" e já não se passa fome.
Mas e os outros? Eles merecem. Eis, então, temos a "nana", que é a tia J., e de vez em quando, com alguma boa vontada, ouve-se ou quer-se ouvir um "vó", que é avó e avô!
Mais coisas há que vai aprendendo, por esta ou por outra ordem, é dia-a-dia a descoberta que se faz. "t-tá", porque já chega; "não há", porque desapareceu; "'tá aqui", porque algo novo apareceu; "nã-nã", porque não quer ou porque já sabe que alí não se mexe...

2 comentários:

AnaBond disse...

é tão giro...

o meu desatou a língua e agora não há como saber o que efectivamente ele sabe...

Soph disse...

As primeiras palavras de uma criança estão normalmente relacionadas com as suas necessidades! É por isso que normalmente é mã... mã... porque é a mãe que lhes dá os bens essencias!

Blog Archive