13.9.07

dixit

Ai caramba de Jesus!
Ó filho o que é isso
É assim pai quando as coisas me caem eu tenho de dizer estas palavras...


Anda com uma linguagem estranha. Não necessariamente má mas diferente. Linguagem de puto de três anos. Os “pás” e os “ó” já antigos mas amainados regressaram e com eles vieram também as respostas tortas e a capacidade de usar em proveito próprio argumentos ouvidos nos adultos:

quero um beijinho
(dá)
quero outro
(dá)
quero outro
não, mãe, já chega
vá lá quero outro,
ó mãe, não pode ser sempre o que tu queres, está bem?!

...

Irritam-me as respostas tortas. Sei que ainda vou ouvir muitas e por isso mesmo acho que ainda é muito cedo para lhas permitir. Tem vezes em que é preciso morder a língua para contrariar o riso. Aos três anos há muita coisa que apesar de palerma tem graça.

Sabe o que dizer quando nos quer chatear ou testar. A palavra “benfica” é o botão a carregar se a vítima for o pai. Para mim tem guardadas outras. Como penso que acontece com qualquer miúdo desta idade não se pode dizer nada que não queiramos que ele repita e isso tem-nos levado ao uso da criatividade no vocabulário e a desenvolver a prática familiar do inglês.

Percebe-se que gosta do som de algumas palavras em particular: “espectáculo” ou “espectacular” é o que me lembro agora. O desenvolvimento do irmão misturado com o regresso à escola tem-lhe valido entre nós os títulos de “choninhas” ou “choramingas”. Isto na prática traduz-se pelo prolonga as palavras e as frases numa entoação chorante . Há outros dias em que tem dificuldades no motor de arranque:

mãe/pai
sim!
olha...
diz!
vou dizer uma coisa
sim, estou a ouvir
sabes mãe/pai
...

Quase sempre fala com alegria e entusiasmo é expressivo e bom conversador!!

2 comentários:

Zuza disse...

lindo!

e o botão vermelho foi o melhor q podia ter escolhido LOL

Anónimo disse...

É engraçado vê-lo crescer!

Para o meu afilhado, boa sorte para a sopinha!

Blog Archive