15.11.05

Angola

Foi o país onde nasci, onde nasceu a minha mãe e as minhas tias. Foi lá que os meus pais se conheceram e lá nasceu o meu irmão e eu. Foi lá que o meu pai morreu. Angola é um país que sempre fez parte da minha vida mas sempre tive dele uma imagem desfocada.

Quando surgiu a possibilidade de lá ir desenvolver um projecto para a empresa onde trabalho decidi aceitar. Esta viagem significou estar longe dos meus B's e isso foi doloroso. Mas foi também uma oportunidade (que pode ser única) de conhecer este país. Nunca foi um desejo meu e nunca tive dele uma imagem idílica, se calhar é caso para dizer "antes pelo contrário". Por um lado os relatos da família abriam a perspectiva sobre um país onde havia de tudo e tudo era bom. Por outro os relatos da guerra e da fome.
Encontrei um país em sub-desenvolvimento. Descobri na essência o que quer dizer esta expressão. Um país onde já há muita coisa do ponto de vista material, mas não para todos. Um país onde as pessoas não conhecem os seus direitos nem os seus deveres. Um país onde a educação não é para todos porque não há estruturas físicas para tal. Um país onde a saúde não é um direito. Há liberdade de expressão mas as vias de comunicação são quase intransitáveis. Um país de paisagens lindíssimas mas manchadas pelo lixo abundante. A luz e a água não chegam para todos. E com tudo isto as pessoas são alegres e genuínas. Acolhedoras e prestáveis. As crianças brincam soltas pelas ruas e qualquer coisa serve para jogar à bola.

3 comentários:

LP disse...

Que bom que tiveste oportunidade de conhecer o TEU país (também foi lá que o meu avô paterno morreu).

Beijinhos

carla disse...

Assim tiveste a oportunidade de conhecer o teu Pais Natal e daí tirares as tuas duvidas sobre ele...

Beijos

AnaBond disse...

é... quando se tem pouco, a felicidade encontra-se nas coisas mais estranhas...

Blog Archive