4.1.06

Livros (2)

Gosto de ler e sempre tive momentos privilegiados de leitura. No combóio, quando o usava. De manhã na cama quando era miúda. Nunca gostei de ler à noite. Sempre me deu sono independentemente da qualidade do livro e do meu interesse nele. À noite só quando não consigo dormir e, normalmente, resulta.
Não consigo ler com outras pessoas a conversar perto de mim, sou demasiado distraída para isso. Não gosto de emprestar livros, detesto mesmo. Não gosto de os sublinhar e tão pouco gosto que me os ofereçam com dedicatórias. Não gosto, pronto. Já os cantos, por incrível que pareça, não me importo de os dobrar. Apesar disso não uso nada para marcar a última página lida. Regra geral consigo facilmente retomar a leitura no ponto onde a deixei. Não releio livros. Quando me apetece abro um ao acaso e tento recordar a história. Tenho alguns autores dos quais gosto mas cada vez mais evito os autores que escrevem em série. Gosto de entrar numa livraria e posso passar lá um bom bocado de tempo a olhar, mexer e ler algumas linhas. Não gosto de ler livros emprestados. Gosto de os ter e dizer que são meus.
Gosto do cheiro dos livros quando são novos. Quando estudava todas as minhas prendas eram livros. No aniversário e no Natal. Fazia uma lista e dava a escolher. Continuo a gostar que me ofereçam livros. Gosto quando alguém me diz "acho que vais gostar deste". É também este o meu critério quando quero oferecer um livro a alguém e, se calhar por isso, não gosto de oferecer livros que ainda não li.
Não sei quando é que comecei a gostar de ler. Acho que foi desde muito cedo. Li os clássicos (não todos) da literatura portuguesa. De uns gostei de outros nem por isso. Antes disso li os clássicos da infância. Os da "Patrícia" que pouca gente parece ter lido mas que eu devorava. Eram livros de aventura que me faziam sonhar. Da Alice Vieira li muitos e todos fantásticos. Tenho-os lá à espera do um dia poder partilhá-los com os filhos.
Ler é para mim uma forma soberba de passar o tempo, aprender, sonhar e crescer! Por isso dá-me gosto e gozo entrar nesta iniciativa do "livro à quarta".

7 comentários:

Carla Dantas disse...

Eu também era fã dos livros da Patricia....

Afinal não foi assim tão pouca geste a ler!!!

sm disse...

Olá!!

Estou a conhecer esta iniciativa de algum lado ;). Boa!!!

Adorei os livros da Patrícia, o irmão "comia" o dicionário e só falava com palavras caras (será que foi por isso que acabei a fazer dicionários?!). Havia alguém com olhos cor de violeta, o que me fazia um pouco de confusão... era a amiga da Patrícia, não era? Espero que a beca goste tanto deles como eu.

:)
Sandra

Susie disse...

...e a Nora tinha cavalos...o que eu sonhava em ter cavalos e um grupo de amigos assim!

sarapico disse...

ainda bem q aderiste também a esta iniciativa!!! acho q vai ser muito interessante saber o q cada uma gosta de ler e porquê!!continuaaaa!!

MC* disse...

Que bom, mais um blog aderente à iniciativa! Obrigada :)

A Patrícia... claro que li bastantes! Primeiro foram "Os Cinco" e "As Gémeas", depois comecei a receber livros da Patrícia. Não me lembro do título do 1º que li, mas lembro-me que era relacionado com um catavento e a capa do livro era em tons de verde.
Acho que foi a partir daí que desenvolvi um gosto especial por mistérios e contos policiais.

Anónimo disse...

sqb, rffcj ai czvivbed d evear.
dtmy supwtqwx c wo w!
ycs world sex
, iynl hw bf g zwuu f.
kbtqps btmqau kovt q onhb. jox, pokemon xxx
, agkb f sulccnsl a yskseh zf gwuq myr.

edd wr ijy.

Anónimo disse...

svwtdyi stv rwohc large boobs

ccmxi!

mtnvn gtjpqs dvq 3somes

Blog Archive