24.5.06

a pedais ou as "pilhas"?

A questão levantou-se quando na caixa do correio caiu um daqueles folhetos da Toy's R-Us. A prenda dele já estava decidia: um carro com volante, a sua mais recente paixão. Mas de repente uma qualquer super promoção veio questionar aquilo que até agora fora aceite como um entendimento comum. Um carro eléctrico ou um carro a pedais?!
Pai e Mãe lançaram-se, então, num "complicado" caminho de "quês" e "porquês". Comprámos o dos pedais e aqui não se trata de dizer que um ganhou e o outro perdeu. Apenas dizer que tudo o que fazemos, pensamos e dizemos faz parte da sua educação. Tudo são sinais para ele e é com isso que se faz o seu crescimento e serão esses os seus instrumentos e as suas referências. Tudo isto a partir de um brinquedo? Sim. Porque ele terá de aprender a valorizar, a desejar, a ansiar. Porque do crescer faz parte perceber o funcionamento das coisas. Faz parte descobrir e esforçar-se para conseguir atingir objectivos, simples que sejam. Avançar alguns metros em linha recta; conjugar o movimento do volante e pedais e ao mesmo tempo evitar as paredes... isso é brincar e é crescer!
Além de tudo isto e ao contrário do que diz a "anónima" no post anterior (que para nós não é anónima coisa nenhuma) não foi uma questão de forretice (só!) Acho que também aqui é preciso que nós, pais, tenhamos capacidade de estabelecer limites.

5 comentários:

Carla Granja disse...

Assino por baixo!

Susie disse...

Concordo. Mas para as crianças não é o preço que importa. Se calhar para ele o carro a pedais tem muito mais valor que o eléctrico.
Além disso esta opção é muito mais saudável e menos barulhenta. (O meu filhote tem um carro eléctrico e aquilo faz uma chinfrineira infernal). Pedalar faz muito bem.
O carro é giríssimo.

scaf disse...

Claro, claro..boa desculpa para a forretice! ahahahaaha
:)

Vera disse...

Parabéns atrasados, estive de férias, mas sabia que o B, devia fazer aninhos mais ou menos ao mesmo tempo que o Birrinhas.

sm disse...

Tb. concordo!!

:-))
Sandra

Blog Archive